Orientação de Conduta

Orientação de Conduta

Deveres dos alunos:
  • Respeitar os horários de atividades determinados pelo Colégio
  • Vestir se dentro dos moldes adotados pelo Colégio (uniforme escolar)
  • Contribuir de forma efetiva, em sua esfera de atuação, para o ,prestígio da unidade escolar
  • Portar se em conformidade com os princípios deste regulamento, dentro da escola, ou fora dela, quando em atividades extraclasse, saídas autorizadas, ou quando estiver utilizando o uniforme escolar
  • Possuir o material escolar solicitado e trazê lo em ordem para as atividades escolares
  • Manter se informado sobre as atividades e programações do Colégio
  • Comparecer assiduamente e pontualmente às aulas e atividades extraclasse promovidas pelo Colégio
  • Respeitar os ambientes de aula e estudo, sendo vedado a utilização de aparelhos sonoros, telefones celulares ou afins durante os horários de atividades acadêmicas
  • Observar rigorosa honestidade e integridade na execução de quaisquer atividades da unidade escolar, acadêmicas ou sociais
  • Ter comportamento social respeitoso no relacionamento com os funcionários, professores, colegas, visitantes e autoridades presentes no Colégio
  • Manter conduta apropriada no relacionamento com outras pessoas, abstendo se de contato físico ou insinuação, exceto cumprimento respeitoso e formal
  • Abster se de correrias, algazarras, brigas, bullying, agressão física, moral ou qualquer outra forma de constrangimento que possa acarretar riscos à saúde ou à integridade física e moral dos alunos e funcionários
  • Abster se de portar ou usar jogos de cartas, videogames ou brinquedos dentro do Colégio
  • Abster se de negociar, emprestar ou tomar emprestado dinheiro, roupas, livros ou outros objetos entre colegas ou funcionários
  • Permanecer nas dependências da unidade escolar somente com a devida autorização do responsável e nos horários estabelecidos
  • Manter se nos locais indicados durante o período de aulas, ausentando se deles somente com autorização do professor ou administração escolar
Direito dos alunos:
  • Frequentar as aulas, participando das atividades curriculares
  • Usufruir das atividades sociais, cívicas, recreativas e culturais promovidas pelo Colégio
  • Requerer a segunda chamada de avaliações, mediante apresentação de atestado médico, no prazo de cinco dias do retorno às aulas e executá-las nos horários determinados pelo Colégio
  • Interagir com os colegas, respeitando os padrões e normas definidas pelo Colégio
  • Tomar conhecimento de seu rendimento escolar através do boletim
  • Consultar seus professores para esclarecer dúvidas, durante o período de aula
  • Comparecer às reuniões de pais e mestres, bem como na unidade escolar, sempre que solicitado pela administração escolar
Deveres dos pais ou responsáveis:
  • Utilizar os serviços e equipamentos que o Colégio oferecer e seus estudantes durante o período letivo sob supervisão dos responsáveis dos departamentos dentro dos horários estabelecidos
  • Participar de excursões, passeios de cunho acadêmico promovidos pelo Colégio, desde que devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis
  • Receber tratamento digno, tendo respeitado os direitos humanos e suas liberdades fundamentais
  • Respeitar os horários de entrada e saída do alunos
  • Promover meio de transporte adequado aos alunos sob sua responsabilidade para o trajeto de casa à unidade escolar
  • Para que o ( aluno ( deixe as dependências do Colégio sem acompanhante, os pais (ou responsáveis) deverão procurar a secretaria para preencher e assinar autorização
  • Fornecer informações precisas e completas sobre o aluno, por ocasião da matrícula ou sempre que necessário ao longo de período letivo, tais como doença, telefones de contato, recado ou emergência, necessidades específicas, ou outras informações que impliquem em atendimento especializado ou diferenciado
  • Apoiar as medidas disciplinares tomadas pela unidade escolar, permitindo que o aluno assuma as consequências de suas infrações
  • Acompanhar, em parceria com a escola, o desenvolvimento acadêmico dos alunos sob sua responsabilidade,
  • Não realizar tarefas que cabem ao aluno, bem como, impedir que outro as façam
  • Manter em dia suas obrigações acordadas com a unidade escolar
  • Respeitar a filosofia e normas do Colégio
Direitos dos pais ou responsáveis:
  • Obter informações adicionais sobre o projeto pedagógico, regimento escolar e código disciplinar
  • Acessar informações detalhadas sobre o desempenho acadêmico ou disciplinar dos alunos sob sua responsabilidade
  • Ter a sua disposição reuniões para esclarecimento e orientação para o desenvolvimento do aluno sob sua responsabilidade
É vedado ao aluno:
  • Manter quaisquer contatos físicos envolvendo agressões e intimidades, salvo cumprimentos respeitosos ou formais
  • Descaracterizar o uniforme escolar, retirar emblemas, pichar, rabiscar, ou descosturar peças
  • Escrever nas paredes, nos pisos ou em qualquer parte do edifício, do material e dos moveis, palavras, desenhos ou sinais de qualquer ordem
  • Colocar pregos, colar gravuras e ou executar qualquer tipo de risco ou pichações nas paredes ou moveis
  • Mudar os móveis das salas de aula ou de outras dependências, sem autorização
  • Utilizar se de livros, cadernos ou outros materiais pertencentes a colegas sem o devido consentimento
  • Tomar parte em manifestações ofensivas às pessoas ou ao Colégio, praticar atos ofensivos a moral e aos bons costumes nas dependências e imediações da unidade escolar ou estando uniformizado, em quaisquer outras partes
  • Portar livros e revistas consideradas imorais
  • Portar material ou objetos que representem perigo para a saúde, segurança e integridade física e moral sua ou de outrem
  • Participar de movimentos de indisciplina coletiva, impedir a entrada de colegas na sala de aula ou incitá los a ausência coletiva
  • Distribuir boletins, folhetos, panfletos ou assemelhados no recinto do Colégio, publicar jornais, sites, redes sociais, informações ou materiais em que esteja envolvido o nome, logo da escola, de professores ou de funcionários sem autorização expressa da administração
  • Distrair colegas em aulas com objetos, ditos, conversas ou por qualquer outra forma
  • Formar grupos ou promover algazarras, vaias, distúrbios nas salas de aula ou outras dependências e nas imediações do estabelecimento
  • Promover, sem autorização da administração escolar, vendas ou trocas de qualquer natureza nas dependências do Colégio
  • É expressamente vedado a utilização de aparelhos sonoros, telefones celulares ou afins nas dependências do Colégio, durante os horários de aula e atividades extracurriculares
  • Entrar na sala de aula ou sair dela sem permissão do professor e do Colégio sem a permissão da administração
São consideradas faltas graves do aluno:
  • O desrespeito às autoridades escolares, seja pessoalmente ou por redes sociais
  • A produção de danos à propriedade alheia
  • A inscrição de desenhos ou palavras que ofendam a moral e os bons costumes de alunos e funcionários do Colégio
  • O incitamento de atos de rebeldia, ou participação neles
  • Qualquer ato de violência verbal ou física às pessoas
  • A prática de qualquer ação viciosa, inclusive moral ou atentatório aos bons costumes e boas maneiras
Sanções:
  • Serão aplicadas sanções ao aluno, pelo não cumprimento de seus deveres e pelas faltas cometidas graduadas segundo a sua gravidade, na seguinte ordem
  • Na primeira ocorrência comunicado aos pais (advertência verbal)
  • Na segunda ocorrência, após advertência verbal, assinatura dos pais (advertência escrita)
  • Na terceira ocorrência, após advertência escrita, suspensão
  • Observação em caso de ocorrência grave suspensão direta
  • As quantidades de dias suspensos se darão de acordo com a gravidade da ocorrência, julgada pelo corpo docente, juntamente a coordenação e direção do Colégio
  • As medidas corretivas poderão ser aplicadas à todos os alunos do Colégio

Baixe o arquivo das orientações de conduta no link abaixo:
Baixar em PDF ORIENTAÇÃO DE CONDUTA