A proposta educacional do Colégio J. Maniezo tem por objetivo levar o aluno a construir o conhecimento e nesse processo o professor tem um papel importante, não como detentor do saber e sim como o mediador que ajuda o aluno a situar-se nesse meio cultural.

O Colégio entende que é necessário oportunizar ao aluno estratégias para que os mesmos desenvolvam habilidades e competências para interagirem no meio social em que estão inseridos.

Essas estratégias têm por objetivo desenvolver “o aluno pensante”, ou seja, ele não reproduz mecanicamente exercícios, ele entende que faz parte do ato de construir o conhecimento e que esse é partilhado por todos.

Diante das mudanças do mundo estamos preparados para entender e respeitar a individualidade de cada aluno, porém devemos conduzí-lo de modo que visualize que vivemos em sociedade. Não estamos sozinhos e é inerente ao ser humano o ato de comunicação tornando assim o conhecimento uma preciosidade que deve ser compartilhada por cada cidadão.

Missão A missão do Colégio J. Maniezo é contribuir de forma significativa para o crescimento intelectual e social do aluno visando o sucesso futuro do mesmo. Entendemos que é nossa responsabilidade prezarmos por uma educação pautada em valores humanos, princípios éticos e desenvolvimento do senso de cidadania, por isso ensinamos lições para a vida.

Visão O aluno nessa instituição é visto como protagonista do processo de aprendizagem entendendo que responsabilidade em estudar é essencial ao ser humano.

Valores Pensamos que para contribuir com a formação de um cidadão é essencial que alguns pilares estejam fortalecidos, como valores éticos, morais e sociais.

A proposta desenvolvida no Colégio J. Maniezo é levar o aluno a entender que vivemos em sociedade e, portanto uma das responsabilidades do corpo docente e torná-lo um cidadão com formação consciente do seu papel na sociedade atual, respeitando o próximo e convivendo de forma inteligente e saudável.